A propaganda durante a Guerra Fria foi sabiamente utilizada pelos EUA e a URSS para influenciar os seus próprios cidadãos e as nações do Terceiro Mundo, através de filmes, comerciais e programas de rádio e televisão.
Na Guerra fria a propaganda teve extrema importância. Mensagens persuasivas eram feitas de forma muito elaborada. Seu objetivo era persuadir a opinião pública. Nessa guerra ao invés de bombas, eram disparados cartazes e mensagens. Estratégia: trazer a simpatia e a população mundial para o lado do capitalismo ou do comunismo.
As propagandas soviéticas mostravam uma sociedade igualitária, sem a exploração do homem com o homem, todos seriam iguais sem hegemonia de classes sociais. O Estado seria o dono das terras, não haveria mais indústrias privadas. Enfim, apresentavam uma proposta de sociedade igualitária.
Já as propagandas feitas pelos comunicólogos e publicitários para os EUA afirmavam a liberdade da população para fazer suas próprias escolhas, para terem autonomia em abrir seu próprio negócio, o “American way of life”. Mostravam que o comunismo era uma grande ilusão.
PROPAGANDA NEGRA
A propaganda era uma eficaz estratégia de ataque durante esse conturbado momento. Eram feitas propagandas políticas que denominamos de Branca, Cinza e Negra.
Propaganda Branca: é aquela que vem de uma fonte corretamente identificada, ou seja, é possível identificar por que foi produzida (capitalistas ou comunistas) e para quem é direcionada;
Propaganda Cinza: é uma propaganda que aparentemente parece vir de uma fonte neutra, porém vem do adversário;
Propaganda Negra: É o tipo de propaganda política mais ofensiva, ela apresenta uma fonte falsa. Faz mensagens de duplo sentido, mistérios, segredos, tenta manipular o público. É bastante utilizada pelos serviços secretos adversários em ações clandestinas.
Uma das principais intenções da Propaganda Negra é obter desaprovação de um ideal, fazendo com que o público-alvo acredite que esses ideais estão ligados a pessoas de intenções duvidosas.
Esses tipos de propagandas eram utilizadas tanto pelos EUA como pela URSS, eram chamadas também de “Serviços de Desinformação”.
Boa tarde! O termo "propaganda negra" ao ser seguido de um significado negativo, torna-se uma expressão marcadamente racista. Seria bom repensar sobre isso, além de alterar o termo.
ResponderExcluiré que muito provavelmente o termo não foi criado pelo Blog.
ExcluirAmigo, nao existe nada envolvendo preconceito racial. Se fosse assim, nao poderia ser usado muitas cores pra demonstrar possitividade ou negatividade. Se usassemos um dia amarelo para representar um dia ruim, muitos considerariam uma expressao racista contra asiaticos (so de associa-los ao amarelo ja eh uma expressao racista). Se usassemos um dia branco para representar um dia ruim, seria preconceituoso em relacao aos albinos. Assim por diante. Se quiser acabar com o preconceito, pare de associar a palavra negro usado em expressao negativas aos afrodescendentes. Para mim, racista eh quem le uma expressao dessas e ja associa isso aos negros
Excluirbrisou em cara...
ExcluirMude o nome da peste negra, o termo "um dia negro", reclame com o grupo terrorista "mão negra"... hushuahsuahsuahsa
ResponderExcluirMeu ânus pra vcs fela da puta da disgraça disgraçado capivara vagabundo arrombado mula minha pica do carai!!:obrigado! !!!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir