Curiosidades


PLANO MARSHALL

Foi criado nos Estados Unidos em 1947, um plano com o propósito de reestruturar os países capitalistas, destruídos após a segunda guerra mundial. Este foi chamado de Plano Marshall, que carrega o nome de seu criador: George Marshall.  Secretario de Estado na época. Foi necessário um significativo investimento econômico, isso foi viabilizado até mesmo por empréstimo financeiro. Este plano encontra-se no contexto da Guerra Fria, pois foi uma forma de fortalecer o capitalismo dos EUA.
O Plano Marshall preconizou a reconstrução dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial, bem como suas economias, com o propósito de aumentar os vínculos com os Estados Unidos além, de fazer frente ao socialismo presente no leste  Europeu até então liderado pela extinta União Soviética.
Nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação econômica foi propiciada pelo Plano Marshall, não apenas os países envolvidos foram beneficiados, para os EUA o resultado também foi positivo, além de aumentar as exportações americanas para a Europa Ocidental, influenciou a política dos Estados Unidos sobre a região. Com o fortalecimento dos países capitalistas, foi fácil para estes, fazer frente ao Socialismo durante a Guerra Fria.


As “engenhocas” mais peculiares usadas 
pelos espiões soviéticos:














































Fonte: http://www.dormiu.com.br



Esconderijos portáteis: 
As gravações de áudio e vídeo precisavam serem escondidas em lugares que ninguém os percebessem,
assim surgiram as canetas, escovas com câmeras. Porém o mais usado de todos, incrivelmente, era o maço de cigarros.

Gás Mortal:
Foi uma arma criada na década de 50 que levava no tambor um frasco com ácido prússico. Se apertasse o gatilho, uma fagulha transformava o gás cianureto. A pessoa que respirasse o gás morria por intoxicação- se o espião estivesse a risco de ser morto ele podia se matar e também aos seus inimigos.
Guarda-chuva assassino:
No ano de 1978, o escritor dissidente Georgi Markov sentiu uma dor aguda na perna, e percebeu que havia uma homem com um guarda-chuva ao seu lado, dias depois Markov faleceu. Tudo indica que a ponta do guarda-chuva estava envenenada.
Sapato espião:
A KGB introduziu em 1960, um transmissor, um microfone e uma bateria nas solas dos sapatos dos agentes para monitorar as conversas de que os calçava.
GPS em pó:
Uma funcionária da CIA encontrou suas luvas cobertas por um pó amarelo. Depois de um ano outra amostra do suposto pó apareceu, entregue por Sergev Vorontsov, contato infiltrado na KGB. Ele disse que a KGB utilizava este pó para encontrar pessoas.
Testes revelam que o pó nitrofenilpentadienal é capaz de alterar a estrutura celular se absorvido pela pele.
Máquina de escrever espiã:
 Em 1984, funcionários da embaixada americana em Moscow foram obrigados a trocar máquinas de escrever pó lápis: a KGB havia interceptado as batidas de 13 máquinas instaladas nas áreas de segurança da embaixada, elas haviam sido modificadas. Um posto de escuta eletrônica do lado de fora do prédio recebia todas as palavras datilografadas.
Fonte: mundoestranho.com.br


Um comentário:

Visite Nossa Galeria de Vídeos

Documentários e vídeos relacionados à Guerra Fria.

Seção de vídeos Seção de vídeos

Galeria de Imagens

Imagens e propagandas da Guerra Fria.

Galeria de Fotos Galeria de Fotos

KGB X CIA

Espionagem durante a guerra fria

Espionagem Espionagem

Curiosidades

Saiba um pouco mais sobre a guerra fria.

Curiosidades Curiosidades