História




fonte:megaarquivo.com

Institui-se de Guerra Fria o período de conflitos entre os Estados Unidos e a União Soviética, ocorrido no final da Segunda Guerra Mundial (1945). Estes disputaram a hegemonia econômica, política, tecnológica, social, ideológica e militar entre as duas nações e por suas áreas de influência.
O nome Guerra Fria foi cunhada pelo escritor inglês George Orwell. Designava um novo tipo de conflito, durante o qual os dois antagonistas- EUA e URSS- nunca se enfrentaram diretamente.
Foi caracterizada por uma tensão permanente entre as duas superpotências, pelo terror nuclear, pela corrida espacial, pela ação da espionagem de ambas as partes e conflitos localizados.
Usando o cinema, a televisão e jornais, os Estados Unidos foram precursores de uma forte política de combate ao Comunismo em seu território e no mundo. Pregou-se o “ American Way of Life” e para cidadãos americanos com ideais favoráveis ao capitalismo, restou a marginalização e até mesmo a prisão.
A ausência da democracia junto ao atraso econômico e a crise das repúblicas soviéticas, aceleraram a crise do socialismo no final de 1980. Em 1990 o presidente da União Soviética Gorbachev, intensificou e antecipou o fim do socialismo em seu território e em países aliados. O capitalismo aos poucos foi implantado nos países socialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite Nossa Galeria de Vídeos

Documentários e vídeos relacionados à Guerra Fria.

Seção de vídeos Seção de vídeos

Galeria de Imagens

Imagens e propagandas da Guerra Fria.

Galeria de Fotos Galeria de Fotos

KGB X CIA

Espionagem durante a guerra fria

Espionagem Espionagem

Curiosidades

Saiba um pouco mais sobre a guerra fria.

Curiosidades Curiosidades